terça-feira, 30 de março de 2010

Não te deixes "Enrolar"!

Porque hoje decidi fazer uma publicação de consciencialização sobre os malefícios das dogras ditas "leves", é um problema que atinge cada vez mais as nossas sociedades, e cada mais jovens de tenra idade começam a consumir. E não há quem não tenha um caso perto de alguem que consome ou já consumio.

Ora o haxixe e a erva provêem, os dois da mesma planta, que é a cannabis. Enquanto a erva é feita apartir das folhas e flor, o haxixe provém da resina, ainda há tambem o óleo de haxixe que é a forma mais potente da droga. É bom relembrar que nenhuma droga, legal ou ilegal, é isenta de efeitos secundários. O haxixe é um alucinogénio que altera a forma como as coisas são ouvidas e vistas. Contém substâncias químicas e uma delas, o tetrahidrocannabinol (THC) é a causa principal dessas alterações. Quanto mais forte é o tipo de erva, maior é a quantidade de THC (o principio activo que provoca a "pedra") e mais alucinogénico é o efeito. Em pequenas doses os efeitos da cannabis, podem ser contraditórios, pois podem ser estimulantes e sedativos. Mas o efeitos reais são condicionados por váarios factores: grau de pureza, ambiente gerado à volta do consumo, bem como a predisposição de quem consome.
Os efeitos são imensos e entre eles está, sensação de paranóia, problemas respiratórios e ansiedade, entre outros. Em determinadas situações pode existir, redução da capacidade de concentração, cansaço, confusão, alteração da memória e dissociação de ideias. As más experiências pode incluir tambem ataques de pânico ou de hiperventilação. Tambem reduz a percepção de risco, sendo perigoso conduzir qualquer veículo motorizado. Em Portugal, todos os anos são registados bastantes acidentes rodoviários, em que os condutores estão sob o efeito de alucinogénios. Com o uso prolongado a cannabis pode retirar a capacidade de concentração, a memória, bem como a capacidade de reacção a uma situação inesperada. Então porquê arriscar?
A cannabis é a droga que mais tempo permanece no organismo podendo ser detectada, através de análises, durante dias, ou mesmo semanas, após o consumo. Os efeitos começam a sentir-se rapidamente, apenas em minutos, e duram aproximadamente entre 3 a 6 horas. No entanto, e dependendo da quantidade de THC podem-se prolongar até 24 horas. Em Portugal há um crescente número de consumidores regulares a pedir ajuda em centros especializados para pararem o consumo.

Por isso e antes que seja tarde demais NÃO TE DEIXES "ENROLAR"!

2 comentários:

  1. Pois, e lembraste-te disto porque chegaram-te a casa os resultados das análises da medula não?
    Estou a brincar...
    Olha, eu enrolada só num cobertor ou na capa do traje!

    ResponderEliminar
  2. Não lembrei-me porque nós passamos o nosso tempo todo a dizer k nos metemos nisto... E a levar com o cheiro destas merdas...

    Podemos-nos sentir previligiadoss por ter-mos tido cabeça para nunca nos deixarmos "enrolar"

    Bota meter pa veia...xD

    ResponderEliminar