Visto que bem aí a semana da "desgraça", para muitos decidi publicar um post de reflecção não só para quem vai entrar nesta semana festiva mas para todos em geral.
O VIH prolifera no sistema imunológico humano. O vírus é composto por um envelope externo com locais de ligação, um núcleo interno contendo a informação genética para replicação do vírus e enzimas que regulam esta replicação. O VIH destrói determinados tipos de glóbulos brancos conhecidos por células T-helper ou células CD4.
O sistema imunológico humano consegue, geralmente, manter o VIH controlado durante alguns anos. Isto significa que embora o vírus esteja no organismo, a pessoa infectada não apresenta sintomas e não parece estar doente. Nesta fase, diz-se que a pessoa está infectada pelo VIH ou que é seropositiva para o VIH.
Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices em Saúde Pública, designadamente na área da SIDA sendo, desde 1998, referenciado como o País de mais elevada incidência desta doença na população geral e nos grupos de toxicodependentes e de heterossexuais.
Mais de metade dos portugueses não usou preservativo na primeira relação sexual com o parceiro mais recente, revela um inquérito aos «Comportamentos sexuais e a infecção VIH/SIDA em Portugal», realizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O estudo revela também que apenas 9,4 por cento dos homens entre os 16 e os 49 anos utilizou preservativo no último ano em relações sexuais com mais de um parceiro, enquanto 2,6 por cento das mulheres utilizou aquele método contraceptivo. É bom alertar para que os casos de sida no nosso país têm vindo a aumentar exponencialmente e em relações heterosexuais, são agora o maior número. Isto já não é um vírus que só afecta determinadas pessoas da nossa sociedade como aconteceu outrora. Os preservativos é algo que é dado no centro de saúde ou no IPJ por exemplo. Não há motivo para se arriscar uma vida. É triste saber-se que o que é mais requisitado pelos estudantes durante as semanas festivas nas tendas da cruz vermelha é a pílula do dia seguinte, em que a única preocupação é uma gravidez indesejada mas nunca lhes passa pela cabeça as consequências do acto cometido e que lhe pode arruinar a vida para sempre. Pois a sida é uma doença que não tem cura e que apenas pode ser controlada não deixando de ser letal. PROTEGE-TE! DEIXA-TE TOCAR MAS NÃO TE DEIXES MARCAR...
Sem comentários:
Enviar um comentário